Seminário Entrarei no Altar de Deus 2017

Seminário Entrarei no Altar de Deus 2017

 

 

Nos dias 18 e 19 de março, solenidade de São José, se realizou, em Claro dos Poções – MG, o I Seminário “Entrarei no Altar de Deus”, na paróquia Senhor Bom Jesus, aos cuidados do padre Deangeles.

Com a presença de cerca de 300 pessoas, sendo diversos sacerdotes e, inclusive, alguns monges premonstratenses, o seminário tratou dos diversos aspectos da Liturgia, desde sua definição, passando pelo tempo litúrgico, normas para a liturgia da Santa Missa e uma sessão de perguntas e respostas. Entre os dois dias, houve a celebração de duas Missas, muito piedosas e dentro das normas litúrgicas.

O evento “parou” a cidade, com diversos paroquianos abrindo suas casas para receber participantes de outras cidades.

O palestrante foi Michel Pagiossi Silva, cavaleiro de Nossa Senhora, e escritor da série de livros “Entrarei no Altar de Deus“. Abaixo um Comentário postado na página da paróquia sobre o Seminário Entrarei no Altar de Deus.

Resumo do Seminário de Estudos Litúrgicos:

“Entrarei no Altar de Deus”

Com alguns minutos de atraso, originados pela quantidade de participantes e pelos operadores de som, iniciamos o Seminário de Estudos Litúrgicos com algumas orientações sobre o espaço, alterações na programação e apresentação do assessor. Tudo parecia um encontro normal, que estamos acostumados a participar, gente alegre, músicas agitadas, galera empolgada! Quando o Michel Pagiossi se apresentou e juntamente apresentou a proposta do trabalho, percebi no rosto de todos os participantes aquela postura própria de um bom mineiro: desconfiança, insegurança e muita ânsia… Mas Será? Na primeira palestra acho que nem todos entendiam o que estava acontecendo e nem o que estava para se passar. Na segunda palestra a perplexidade de todos era a mesma: meu Deus será que é isto mesmo? Tudo porque um jovem, católico, leigo, noivo, fervoroso, sábio e prudente conseguiu arrancar de nós um sentimento que há muito não tínhamos: “amor e temor pelo sagrado!” Depois disso foi só Bênçãos e Maravilhas… o jovem paulistano ganhou aquele cantinho acolhedor que todo mineiro reserva só para pessoas especiais em suas vidas, com cheirinho de um bom café e sabor de pão de queijo. E como no Tabor o Sagrado se transfigurou a nós, mostrou-se mistericamente! E o povo não queria intervalo, não queria lanche, não queria deixar o Michel deixar de falar!!! Foi lindo!!! Aliás todas as coisas de Deus são assim: simples e lindas!!! Era possível ver no rostinho de cada um a alegria e o privilégio de poder estar ali e ao mesmo tempo o amor e o zelo para com as coisas sagradas serem reavivadas em nossos corações. E como em Pentecostes, só quem esteve ali, participando do Seminário, sabe o que aconteceu verdadeiramente. Foi tudo maravilhoso!!! Obrigado Michel. Obrigado Senhor!”

Em seguida, algumas imagens do Seminário!