Primeiro Capítulo da Milícia de Santa Maria no Brasil

chapitre

Realizou-se no último dia 12 de outubro de 2013, solenidade da Padroeira do Brasil, o primeiro Capítulo da Milícia de Santa Maria no Brasil.

Nesta reunião, de caráter mensal e intrínseco ao carisma da Milícia, debateu-se a situação atual desta no Brasil e seus futuros planos, especialmente, em relação à sua ala jovem, chamada de “Grupo São Nuno”.

A reunião fraterna começou pouco antes das 17:00 e terminou pouco antes das 19:00. Houve um clima de tranquilidade e camaradagem presente por todo o evento.

Estiveram presentes membros dos mais diversos locais do país, havendo dez pessoas presentes e outras duas que, por motivos justos, não puderam estar presente, mas justificaram esta ausência. Exatamente pelas dimensões continentais do Brasil, esse primeiro Capítulo foi realizado online, usando-se da plataforma de multichamadas que oferece a rede social “Google+”, decisão aceita pelo provincial. Porém, o uso da tecnologia não foi uma forma de se evitar o contato entre os postulantes e freires, ao contrário, foi uma solução para a todos unir. Inclusive, o “Ritual do Capítulo” foi seguido à risca e as orações rezadas em latim, sinal de universalidade e união da Igreja Universal.

Todas as decisões do Capítulo foram colocadas em uma ata e esta disponibilizada para todos, fazendo com que seja, igualmente, uma ferramenta para que os trabalhos iniciados possam desenvolver-se e maturar, dando frutos se Deus, por Maria Puríssima, o quiser.

Abaixo, trazemos um vídeo do provincial, Carlos Aguiar, que nos explica o que é o Capítulo.